sábado, 4 de julho de 2009

"Geração Simultânea de Crosta Arqueana e Raízes Subcratônicas, por Tectônica Vertical "



Abstract: Cratóns Arqueanos são caracterizadas por cinturões "Granito-Greenstone," pelos abundantes tonalites, trondhjemitos, e granodioritos (TTGs), e pela presença de um forte e dinâmico manto "litosférico-subcratônico" (SCLM). Individualmente, os mecanismos para a sua formação continuam controversos, e juntos eles não fornecem qualquer imagem clara do estilo tectônico prevalente durante o Hadeano tardio e Arqueano recente. Após as observações anteriores de estruturas tipo domo-e-quilha em terrenos "Granito-Greenstone," semelhantes a diapiros de sal, apresentamos cálculos numéricos que mostram que os regimes térmicos do pré-Arqueano ao Mesoarqueano, em vulcanismo máfico a ultramáfico sobrejacente ao embasamento félsico, iriam cair diapiricamente em valores inferiores em 10 Ma, deslocando tanto quanto 60% das vulcânicas para a crosta inferior. Isso sugere que o diapirismo pode ter dominado a tectônica crustal do Hadeano e do Eo-Arqueano. Além disso, repetidos ciclos de vulcanismo bimodal e reciclagem crustal por diapirismo forneceu mecanismos para elaboração dos TTGs, deixando um “resistato” que contribui para o SCLM de cima. Este "tectonismo diapírico" declinou após o resfriamento da Terra, e assim a tectônica de placas tornou-se o paradigma dominante.
Keywords: Archean Cratons,
TTG's, "Dome-and-Keel", Diapirism, "Subcratonic Lithospheric Mantle" (SCLM)
Referência de Autoria:
Robin C.M.I. & Bailey R.C. 2009. Simultaneous generation of Archean crust and subcratonic roots by vertical tectonics. Geology, 37(6):523-526. (link)

Comentário: interessante o fato de existir um exemplo clássico e correlato deste modelo no Brasil, que é o caso do Complexo Bação no Quadrilátero Ferrífero, publicado na Nature 17 anos antes.
Referência: Marshak S., Alkmim F.F., Jordt-Evangelista H. 1992. Proterozoic crustal extension and the generation of dome-and-keel structure in an Archaean granite–greenstone terrane. Nature, 357(6378):491-493

Opnião: Será que assim como a "Lamarquismo" (1809 - Jean-Baptiste de Lamarck), desacreditado por quase dois séculos, por consequência da "Teoria de Darwin" (1859), a "Teoria do Geossinclinal" (1951 - K. Marshall, 1965 - J. Auboin - "Tectônica Verticalista"), atualmente considerada um conceito obsoleto por conta da Tectônica de Placas (1915 - Alfred Wegener), que tardou aproximados 70-80 anos, para ser absorvida pela acadêmia, esta voltando?

O certo é, não há dogma natural, dogmas são atributos artificiais (humanos). A natureza é "fuzzificada", não polar como o raciocínio humano vem demosntrando. Nunca poderá ser explicada por um único modelo. Mas a realidade poderá ser aproximada com a reunião de todos os modelos já gerado, esta é a ciência do século XXI, a ciência da simulação matemática, da "Alquimia Moderna" como os Físicos tem gostado de chamar. A propósito um determinado modelo é em parte gerado pela vaidade, mesmo que no bom sentido. Estes tradicionais modelos, necessitam de artificiais congelamentos do tempo para o desenvolvimento, daí uma de suas limitações. Então fica evidênte que estes dogmas ,acidentalmente criados pela acadêmia, só prejudicam a evolução do conhecimento científico.

Frases: "Jamais a parte vai ter conhecimento do todo". "A complexidade é simples, e a simplicidade é complexa"


Um comentário:

  1. massa hein porpetta, vou ler esse trabalho, chegando aí a gente filosófa melhor...
    abraços!
    Lobo.

    ResponderExcluir