quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Nasa descobre substância para formação de vida em amostras de cometa. Será o fim da dúvida?

Cientistas da NASA descobriram glicina, elemento fundamental para a formação de vida, em amostras do cometa "Wild 2" trazidas à Terra pela sonda Stardust em 2006, e reveladas na última segunda-feira (17 de Agosto), pelo pelo Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) e por Bill Steigerwald do NASA Goddard Space Flight Center (GSFC).
"Esta é a primeira vez que esta substância (glicina), um aminoácido utilizado pelos seres vivos para produção de proteínas, é encontrada em um cometa", afirmou o Dr. Jamie Elsila, do GSFC-NASA. "A descoberta apoia a teoria de que alguns ingredientes da vida surgiram no espaço e chegaram à Terra através do impacto de meteoritos e cometas", acrescenta um comunicado do JPL (Blog). Carl Pilcher, diretor do Instituto de Astrobiologia da NASA, afirmou que a descoberta também respalda a hipótese de que os blocos básicos da vida abundam no espaço e que a vida no universo é mais comum do que se acredita. Os resultados da investigação dos cientistas, foram apresentados durante uma reunião realizada pela Sociedade Química dos Estados Unidos, em Washington no úlimo final de semana. Estes registros serão publicados em breve pela revista "Meteorites and Planetary Science", segundo o JPL.
A sonda Stardust atravessou uma densa nuvem e gases que rodeavam o núcleo de gelo do "Wild 2" em janeiro de 2004. Desde o princípio as análises revelaram a presença de glicina nas amostras. No entanto, devido a existência deste ingrediente na vida terrestre, acreditou-se que as amostras estavam contaminadas. "Era possível que a glicina achada tivesse se originado durante a manipulação ou fabricação da cápsula", explicou Dr. J. Elsila. Entretanto, os resultados de investigações recentes, descartaram esta hipótese , após utilização de análises isotópicas.

2 comentários: